terça-feira, 13 de novembro de 2012

PONTOS TURISTICOS


Maciço de Itaúna- Vulção


A atividade vulcânica do Maciço de Itaúna começou há 63 milhões de anos, com a formação de sienitas (rocha clara grosseira, que ocorre no maciço), conitnuou há 60 milhões de anos, com a formação das fonolistos (rocha escura, que ocorre no topo do maciço) e , terminou há 50 milhões de anos com a formação dos micxosienitas (sienitas finas), que ocorrem na subida do maciço, que só encontram similares no maciço de Medanha- Município de Nova Iguaçu, ea existência de remanescentes de Mata Atlântica.

Com aproximadamente 300 m de altura e possuindo as melhores condições climáticas e térmica do Estado do Rio de Janeiro, idela para a prática de vôo livre, mormente parapente. Os saltas do maciço permitem que os esportistas ganhem altitude em pouco tempo e destacando como melhor segundo os melhores atletas. Desta forma, o locas é visitado por praticantes de cidade vizinhas como Niterói, Rio de Janeiro, Rio Bonito, Itaboraí e Maricá.
Com a abertura da estrada que viabiliza a chegada dos veículos ao cume do Maciço, será privilégio dos visitantes também conhecer as futuras instalações do projeto eco-científico no local, que é de relevante interesse ambiental, sendo pleitiada a criação de uma unidade de Conservação de acordo com a respectiva lei federal.
No ponto mais alto do Maciço, pode-se aprciar a vista panorâmica da Serra dos Órgãos, onde se destaca o Dedo de Deus, abaixo ao fundo da Baía de Guanabara, mostra a beleza dos manguezais da APA ( Área de Proteção Ambiental) de Guapimirim . Avistam-se ainda o Cristo Redentor e todo o Maciço do Floresta do Tijuca, o Pão de Açúcar, a Ponte Rio-Niterói e a BR-101.

Avista-se do cume da montanha também, o imponente São Gonçalo Shopping e o Alto do Gaia, o ponto mais alto do Município. Fechando assim um ângulo de 360 graus de uma panorâmica da cidade de São Gonçalo.


Ilhas de São Gonçalo

Passeio de Saveiro

Realizado no litoral de São Gonçalo, com aproximadamente 20 km de extensão, agregando as praias, as Ilhas pertencentes à São Gonçalo e a Baía de Guanabara.



Ilhas:
Ilhas de Itaócas

Ilha da Baía de Guanabara, possui um canal marítimo (Suassunha) que serve de tráfico de pequenas embarcações e pecaria com anzol e rede.

Ilha de Itaoquinha.

lha da Baía de Guanabara.

lha do Engenho.

Localização: Distrito de Neves.
Ilha das Flores.

Ilha da Baía de Guanabara, atualmente é uma península.


Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim

APA de Guapimirim foi criada em 25 de setembro de 1984, englobando os Manguezais da proção oriental da Baía de Guanabara nos Municípios de Magé, Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo.
O Manguezal representa um ecossistema costeira, de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, sendo considerado um berçário natural.
Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno
Com área de .593.232.41 m², englobando os bairros de Engenho Pequeno, Zumbi, Tenete Jardim, Morro do Castro, Novo México e Tribobó.


Off-Road
Prática de modalidade esportiva com início no Fundação de “São Gonçalo Jipe Clube” (1º clube de jipeiros fundado em São Gonçalo), realizado em 7 de agosto de 2005, com grande eventos de Off-Road e competição de gangorra, na Praia da Luz – Ilha de Itaoca.

Sítio São João

Sítio com produçaõ agrícola. Incluindo o antigo Engenho de Farinha, movido à tradição animal, datado mais de 150 anos.
Fazenda Santa Edwiges

Possui uma lindíssima arquitetura íntada de azul e branco inspirada no rico período colonial brasileiro: Sua extensão, com 2 mil hectares, ocupa 10% do território da cidade de São Gonçalo. Considerada a segunda Fazendo do Estado de Rio de Janeiro em Transferencia Embrionária (TE).
Fazenda Colubandê




A casa e sua capela construídas no séc. XVII são poucos e bons remanescentes da arquitetura rural da antiga Província do Rio de Janeiro. A fazenda foi criada por volta de 1600, senda em 23 de março de 1940, tombada pelo Instituto do Patrimônico Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A capela Nossa Senhora das Sant'ana em estilo clássico e azulejos centenários que foram trazidos de Portugal. A Casa Grande com algumas trilhas, atualmente é sede do Btalhão Florestal e Meio Ambiente da Polícia Militar.
Fazenda Itaitindiba

Fazenda datada por volta de 1600. Sua sede, desde 1969, tem passado por diversas reformas de conservação de suas características, como as telhas fabricadas e moldadas nas coxas dos escravos. Ofece trilhas, caminhadas ecológicas, cavalgadas e doces caseiros.

Fazenda, Capela e Praia da Luz

Situando-se às margens da Baía de Guanabara, o bairro de Itaoca, oferece a São Gonçalo três importantes elementos destacáveis, histórica, artística e turistica, os monumentos: Capela de Nossa Senhora da Luz, Fazenda da Luz e o monumento natural: Praia da Luz.
Conta-se que, em meados do século XVII, um néufrago por ali aportou: Capitão Francisco Dias da Luz, Devoto de Nossa Senhora da Luz, em graças pela salvação, ergueu a capela para a santa.

Incorporada aos bens patrimoniais do Município pela Lei nº 11.12.1985, a Capela da Luz, como hoje é denominada, é uma das mais antigas do Brasil.

Uma das mais tradicionais propriedades de São Gonçalo, aquele engenho hoje mais conhecido como Fazenda da Luz lemntevelmente não deixou vestígio sequer de existência de seu edifício sede, salvo a pintura da viajante Maria Graham, único testemunhos de suas loca e arquitetura.

O conjunto arquitetônico de Nossa Senhora da Luz, é de tal forma grandioso em seu compelxo relatando elevada emportância, que um quadro da pintora Maria Graham, de 1823, encontra-se em original no Bristshian Museum de Londres.
Igreja Matriz e Praça Zé Garoto


 
Igreja Matriz e Praça Zé Garoto (fotos pelo grupo.)
Em 6 de abril de 1579, o nobre Gonçalo Gonçalves recebia do Governador da Capitania do Rio de Janeiro a sesmaria localizada às margens do rio Imboaçu, e teria o dever de construir uma capela e um povoado no período de três anos. Ele construiu uma capela com o santo de sua devoção - São Gonçalo D'Amarante. Contudo, esta data é imprecisa, sendo alvo de debates entre historiadores da cidade.


Igreja Matriz - interior (foto pelo grupo)

Presume-se que o local tenha sido onde hoje está a Igreja Matriz de São Gonçalo, no bairro Zé Garoto. A praça Stephanea de Carvalho (popularmente conhecida como Praça do Zé garoto) seria o Marco-Zero da cidade, pois a vila de São Gonçalo existia onde agora está o bairro de mesmo nome.
Ruínas da Fazenda Engenho Novo do Retiro

Visita as Ruínas da Casa Grande que pertenceu ao Barão de São Gonçalo Belarmino Siqueira, que anos depois transferia a propriedade para a família do Coronel Serrado. Teve o seu apogeu no sécu. XVIII. Possuindo ainda, as palmeiras imperiais, símbolo do Império Brasileiro, com imensa área verde utilizada para caminhadas e realização de grandes cavalgadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário