terça-feira, 13 de novembro de 2012


Belo Monte

- A partir de 2010, tornou-se mais intenso o debate sobre Belo Monte. Movimentos sociais e instituições públicas passaram a guerrear sobre a construção da Usina de Belo Monte. Na mídia, o assunto Belo Monte é o mais veiculado. Vídeos, passeatas, movimentos de protesto surgiram, mas nada foi capaz de conter o início das obras em junho deste ano.

Belo Monte é um projeto concebido pelos militares na década de 70. Foram eles que fizeram os primeiros inventários sobre o aproveitamento energético da região do Xingu. 


- No início da ideia de construir Belo Monte, ela chamava-se Kararaô, o que se pode entender como uma homenagem um tanto sarcástica às populações indígenas que seriam atingidas pela inundação da usina. 


- A desaprovação social começou há duas décadas, embora ainda não fosse tão amplamente divulgada pela mídia. A partir de 2009, ela ganhou força, quando foi divulgado o primeiro EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) liberou as obras sem considerar os reais impactos aos índios do Xingu. Logo em seguida, o MMA (Ministério do Meio Ambiente) fez a mesma coisa, concedendo licença para a obra sem ao menos exigir as condicionantes ambientais. 

- Mesmo com toda polêmica sobre a sua construção, a obra da usina segue desconsiderado o quanto pode afetar o meio ambiente, os índios e os ribeirinhos da região do Xingu. Parte do leito do Rio Xingu já começou a ser desviado, e cada vez mais chega-se à conclusão de que Belo Monte já é uma realidade! 


-------------------------//-----------------------//-----------------------------------------


Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário